VOCÊ SABIA?!

Que a Amazônia não é o Pulmão do Mundo?!
Pois é, estudos recentes mostram que as plantas são importantes na produção de oxigênio, mas o principal responsável pela sua produção são os seres microscópicos que vivem nos mares.
Sabe qual o nome desses seres minúsculos?
Para que você não se esqueça o nome desses seres vivos, é só lembrar-se do desenho animado “Bob Esponja calça quadrada”, onde tem um “ser” minúsculo chamado Plâncton que quer sempre se apossar de um segredo “O hambúrguer do Siri Cascudo”.
Agora que você já sabe o nome, é importante saber que estes seres vivos podem ser bichos (zoo), plantas (fito) ou bactérias (bacterio), que vivem nas águas do mares e das lagoas. Sua maior dificuldade é a locomoção, pois são um tiquinho mais densos do que a água, passam o tempo todo lutando para não afundar. Por isso, seus corpos se adaptam e se agrupam em colônias para resistir ao afundamento e em alguns casos proteger-se dos predadores.


A fotossíntese através dos fitoplânctons
Os responsáveis pela produção de oxigênio são os fitoplânctons, que ao utilizarem a luz solar, o dióxido de carbono (CO2) e a água, produzem uma matéria prima que consomem, chamado de fotossíntese.

Bibliografia

Um lugar chamado PRÉ-SAL "Ciência Hoje" das Crianças - Ano 23/ Nº 209 Janeiro/Fevereiro de 2010     
               
Como surgiram os museus? "Ciência Hoje" das Crianças - Ano 23/Nº 211/ Abril de 2010

zoovirtus.blogspot.com




VOCÊ SABIA QUE EXISTEM PLANTAS PARASITAS?


No nosso reino animal, já conhecemos alguns parasitas que acabam convivendo com animais ou os seres humanos e que você já viu como: piolho, pulga e carrapato, mas... E no reino vegetal?!

Apesar de serem raros, porque diferentemente dos animais, as plantas produzem seu próprio alimento através da fotossíntese, existem plantas que não o fazem e dependem de outros vegetais para sobreviver.
Um exemplo é o cipó-chumbo que utiliza prolongamentos chamados haustórios (emaranhado de ramos amarelos, bem finos que parece fios de ovos) que tem jeito de seringas e extraem os nutrientes.





Outro parasita é a flor-da-terra, que usa os seus haustórios nas raízes das plantas hospedeiras, retirando os nutrientes e a água, podendo levar a planta à morte. É possível encontrá-la quando floresce, uma vez ao ano, produz flor muito pequena, coloridas e cheirosas, prato delicioso para besouros, formigas e macacos.





Bibliografia

Arqueologia subaquática Caçadores de história debaixo d'água - "Ciência Hoje" ano 23/ nº 215 Agosto 2010